INCOTERMS 2000 - DETALHES
EXW – Ex
Works: o
produto e a fatura devem estar à disposição do importador no estabelecimento
do exportador. Todas as despesas e quaisquer perdas e danos a partir da
entrega da mercadoria, inclusive o despacho da mercadoria para o exterior,
são da responsabilidade do importador. Quando solicitado, o exportador
deverá prestar ao importador assistência na obtenção de documentos para o
despacho do produto. Esta modalidade pode ser utilizada com relação a
qualquer via de transporte.
FCA - Free
Carrier: o
exportador entrega as mercadorias, desembaraçadas para exportação, à
custódia do transportador, no local indicado pelo importador, cessando aí
todas as responsabilidades do exportador. Essa condição pode ser utilizada
em qualquer tipo de transporte, inclusive o multimodal.
FAS – Free
Along Ship:
as obrigações
do exportador encerram-se ao colocar a mercadoria, já desembaraçada para
exportação, no cais, livre junto ao costado do navio. A partir desse
momento, o importador assume todos os riscos, devendo pagar inclusive as
despesas de colocação da mercadoria dentro do navio. O termo é utilizado
para transporte marítimo ou hidroviário interior.
FOB –
Free on Board:
o exportador
deve entregar a mercadoria, desembaraçada, a bordo do navio indicado pelo
importador, no porto de embarque. Esta modalidade é válida para o transporte
marítimo ou hidroviário interior. Todas as despesas, até o momento em que o
produto é colocado a bordo do veículo transportador, são da responsabilidade
do exportador. Ao importador cabem as despesas e os riscos de perda ou dano
do produto a partir do momento que este transpuser a amurada do navio.
CFR – Cost and Freight:
o exportador
deve entregar a mercadoria no porto de destino escolhido pelo importador. As
despesas de transporte ficam, portanto, a cargo do exportador. O importador
deve arcar com as despesas de seguro e de desembarque da mercadoria. A
utilização desse termo obriga o exportador a desembaraçar a mercadoria para
exportação e utilizar apenas o transporte marítimo ou hidroviário interior.
CPT – Carriage Paid to...:
Como o CFR,
esta condição estipula que o exportador deverá pagar as despesas de embarque
da mercadoria e seu frete internacional até o local de destino designado.
Dessa forma, o risco de perda ou dano dos bens, assim como quaisquer
aumentos de custos são transferidos do exportador para o importador, quando
as mercadorias forem entregues à custódia do transportador. Este INCOTERM
pode ser utilizado com relação a qualquer meio de transporte.